terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FOCUS - Materia especial Hoccus Poccus

FOCUS: Brasil tour 2010.
Quando montei esse blog pensei em um nome que sempre ficou na minha

cabeça por causa de uma música que mexeu comigo...
Quando criança lá pelos 12 ou 13 anos quando iniciava minha exploração musical,ouvia algumas poucas rádios de rock da época e uma delas não parava de tocar HOCCUS POCCUS.
Ficava inrtigado com a riqueza da melodia que era uma mistura de musica erudita com um hard rock e progressivo,e ainda um curioso trabalho de vocalização em Yodel"(canto típico da Holanda) de Thijs Van Leer que por sinal era muito cômico.
Essa mesma rádio,(rádio Iguatemi de Osasco Sp nos anos 80)desfilvam outras pérolas progressivas como Jethro Tull,Yes,Pink Floyd,Camel,PFM,Genesis e outros tantos hard rock's que não eram muito comuns de se tocaram por aí...mas com certeza o que marcou minha infância e minha iniciação musical foi o Focus.
O Focus é uma banda de rock progressivo dos Países Baixos(Holanda)fundada em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer. Suas extensas e quase exclusivas composições instrumentais e improvisações continham várias referências à música erudita. Um exemplo é a referência a ópera de Monteverdi na canção "Eruption", do álbum Moving Waves. Outra demonstração está na referência à Johann Sebastian Bach em "Carnival Fugue", do álbum Focus 3, ou ainda das referências ao Renascimento de "Anonymus II", do mesmo álbum.
A formação inicial da banda contava com Thijs Van Leer (flauta e teclados),Martin Dresden(baixo) e Hans Cleuver(bateria) e logo depois entra Jan Akkerman na guitarra.
Descontente com a falta de sucesso do primeiro álbum, Jan Akkerman deixou a banda para formar outra com o baterista Pierre Van der Linden e o baixista Cyril Havermans. Quando soube das notícias sobre a nova banda, Thijs os contactou e eles o convidaram para participar da banda, assumindo então o nome Focus. O quarteto gravou o álbum Moving Waves, primeiro álbum de impacto da banda, recebendo críticas positivas em âmbito internacional. O álbum incluía a obra símbolo da banda, "Hocus Pocus". Este clássico do rock consistia na repetição de um riff de guitarra recorrente e interlúdios de vocal falsete.

Conheceram o produtor Mike Vernon, que ajudou a promover a banda pelo mundo. A expansão começou na Inglaterra em 1972, mesmo ano do álbum Focus 3, um disco duplo que continha o hit "Sylvia". Nesse álbum Bert Ruiter tomou o lugar de Cyril Havermans. Em maio de 1973 a banda fez uma grande apresentação no Rainbow Theatre em Londres, o que resultou no álbum Live at the Rainbow.
Logo após, Pierre Van der Linden deixou a banda após desentendimento com Ruiter sobre a direção da banda. Collin Allen o substituiu, e a banda gravou Hamburger Concerto, um retorno ao estilo erudito. Gravaram posteriormente Mother Focus, um álbum mais comercial. Durante as gravações do álbum Allen deixou a banda, sendo substituido pelo estaduniense Devid Kemper.
Em 1976, após a finalização do álbum, Jan Akkerman também deixou a banda pelas diferenças musicais entre ele e Thijs, iniciando o fim gradual da banda até o anúncio do fim em 1978.
Ainda em 1977 a banda retornou com o vocalista P.J. Proby se integrando à banda, que nessa época contava com Thijs Van Leer, Bert Ruiter, o guitarrista Eef Albers, o também guitarrista Phillip Catherine e o baterista Steve Smith.
Entre entradas e saidas dos integrantes a banda lança: Focus con Proby(janeiro de 1978),Focus(agosto de 1985),Hocus Pocus(1994),Focus 8 (janeiro de 2003),Live at the BBC (maio de 2004) e Focus 9/New Skin(2006).
Hoje 27 anos depois tenho um Blog e uma loja virtual com o mesmo nome da música do Focus e recebo a notícia de que os
holandeses voltam ao Brasil depois de 5 anos desde a sua ultima apresentação para uma série de shows que inclui:
- Goiânia/DF-04/03/2010
Bolshoi Rua T-53/T-2, n 1140, Setor Bueno
-Belo Horizonte/MG- 05/03/2010
Esopo - Al. Flamboyant, 285
- Juiz de Fora/MG-06/03/2010
Cultural Bar - Av. Deusdedith Salgado, 3.955
- Porto Alegre/RS-07/03/2010
Teatro CIEE - Rua Dom Pedro II, 861
- São Paulo-09/03/2010
Carioca Club - Rua Cardeal Arcoverde, 2.899 Pinheiros.
A formação atual conta O vocalista Thijs van Leer e o baterista Pierre van der Linden que são os únicos remanescentes do grupo,e ainda conta com o guitarrista Niels van der Steenhoven e o baixista Bobby Jacobs.  Site da Banda:  http://www.focustheband.com/
                                                                                                         -In And Out Of Focus (1971)  DOWNLOAD 
-Moving Waves(1971) DOWNLOAD
-Focus III (1972) DOWNLOAD 
-Live At The Rainbo(1973) DOWNLOAD-
-Hamburger Concerto(1974) DOWNLOAD 
-Mother focus(1975) DOWNLOAD
-Ship of Memories(1977) DOWNLOAD-
-Focus con Proby(1978) DOWNLOAD
-Focus 8(2003) DOWNLOAD






0 comentários: