segunda-feira, 8 de março de 2010

NONAH - Hard Rock de Qualidade!

BANDA NONAH -Osasco-SP.
O quê dizer de uma banda que tem sua história ligada a ícones do rock nacional? Pois é...o Nonah é uma dessas bandas que teve a oportunidade de dividir o palco com grandes bandas como Golpe de Estado,Patrulha do Espaço,Made in Brazil... gravar o primeiro disco no Mr.Som, com a co-produção de Marcello Pompeu e Heros Trench (ambos da banda Korzus), e de quebra ter a participação especial de José Eduardo Fernandes Borges(ninguém menos que FAISKA! ex- Joelho de Porco, Casa das Máquinas, Zona Sul, Trielo, entre outras e eleito pela guitar player um dos 10 melhores guitarristas brasileiros).


A banda Nonah foi formada em 2000 pelos irmãos Rodrigo Flausino(guitarras),Ricardo Flausino(contrabaixo),Olavo Oliveira(bateria)e o amalucado frontman Vinicius Zemuner(vocais). 
Começaram compondo material baseado em suas maiores influências: Van Halen, Rush, Iron Maiden, Guns ‘n' Roses, Metallica, Golpe de Estado e Dr. Sin. A exemplo da banda americana Lynyrd Skynyrd, o nome Nonah também surgiu em homenagem a um professor de escola.
Em 2002 a banda entra em estúdio para gravar a sua primeira demo(no mesmo estúdio que gravaria o disco de 2009)e nesta demo de estreia já podemos notar a forte pegada hard rock e as temáticas das letras abusando de velhos temas rockers como carros antigos,"Opala" com um riff matador fazendo uma reverência ao grande carango brazuka seguido de uma baladaça "Seus Olhos" com uma bela letra inspiradíssima de Vinicius que ao meu ver, deixa muita banda de "gente grande" com inveja dessa música, e pra terminar, um Hard Blues pesadíssimo(será que existe hj ainda esse termo?...)com a musica "Tirando água de Pedra" que tem uma letra curiosa sobre os tombos da vida.
O repertório dos shows são repletos de pérolas como:"Futebol,Mulher &Rock'n'Roll","YYZ","Highway Star" entre outras, e numa das aberturas que a banda fez para o Golpe de Estado em Osasco,o Nonah teve a ousadia de tocar "Todo mundo tem um lado Bicho" do próprio Golpe fazendo a banda toda sair do camarim pra assistir tamanha era a precisão dos caras.O mais curioso foi o vocalista Kiko Muller comentar sobre o timbre da guitarra do Rodrigo Flausino...que estava bem próximo do que Helcio Aguirra fazia.
Bom aí já dar pra ter uma idéia como a banda estava,e a abertura para outras bandas como o Patrulha do Espaço,Made in Brazil e Baranga só serviram pra consolidar o ano da banda.Mas apesar do aparente sucesso decidem dar uma parada em 2003 voltando 5 anos depois,durante esse período tiveram tempo suficiente para compor material do tão esperado disco.

Na volta em 2008 a banda prova continuar com a velha pegada Rock'N'Roll e o público não esquece da banda comparecendo a todos os shows,isso prova que o tempo também ajudou no amadurecimento musical dos integrantes.
O ano de 2009 marcaria como o ano das grandes conquistas, e como eu já disse no inicio da matéria, o disco produzido no Mr.Som contém 10 faixas e a arte do CD foi assinada por Gustavo Sazes (Dr.Sin, Oficina G3, Krisiun, etc).
O cd abre com a musica "A Jato" que já logo de cara nos presenteia com um Hard Rock já característico da banda que lembra bastante a velha guarda das grandes bandas do rock nacional com uma letra que diz que a "normalidade da vida vai se desenrolando conforme começa a semana, e que no final tudo dará certo"...nada mal começar o cd com uma mensagem positiva.







A segunda música " Linha no Pipa" que dá início as grandes participações especiais do disco,começa com uma letra que fala de relacionamentos conturbados e que a melhor saída é desencanar...o solo principal feito pelo grande guitarrista Faiska deixa bem claro que ele é sim um dos melhores guitarristas brasileiros.Destaque para o grande trabalho de Olavo que desponta como um dos melhore bateristas no estilo.
A terceira "Mereço Eu" que traz uma pegada hard rock bem no estilo das bandas americanas dos anos 80 com belo trabalho de violão de inicio e com uma letra que também fala de relacionamentos só que agora,uma letra apaixonada.
"Em Forma de Canção" é uma daquelas músicas que já se torna clássico por natureza.Belíssimo arranjo e um riff de guitarra de Rodrigo Flausino com um solo inspiradíssimo que o tempo tenta explicar como foi feita de tão marcante que é.Detalhe para a letra que fala de sentimentos mais profundos e íntimos quando se busca a inspiração.Forte candidata pra rolar direto em rádios de todo o país.
A quinta música "Não Fuja...Não Corra!" traz de volta a velha pegada de guitarras "malandras" com um riff pesado porém com letras diretas e simples que falam que enfrentar as tormentas da vida é bem melhor do que fugir.Fórmula básica porém eficiente!Vocal forte e rasgado de Vinicius,um grande frontman!               A sexta faixa "Plot" tem um riff inicial bem aos moldes das bandas dos anos 70 e que depois vai tomando corpo próprio com destaque para o baixo de Ricardo Flausino que se mostra um baixista muito preciso e caprichoso em suas linhas. A letra filosofa de inicio ao fim com um refrão muito marcante que diz para "semear o bem por inteiro e a alegria terá"...Sem dúvida uma das melhores letras do disco.
"Geração Laboratorial" é a sétima música que é meio apocalíptica e que fala de guerra e destruição com um riff matador e rápido.Novamente a dupla Olavo e Ricardo mostram uma cozinha bem coesa e precisa.
A oitava "Fly Again" é a única musica do disco cantada em inglês,talvez visando expandir os horizontes da banda e com uma pegada bem diferente do resto do disco, beirando as vezes o que muitas bandas Hard Core faziam nos anos 90.
A Nonah música...ops! quer dizer... a nona música do cd,"Nonah" é aquela que nunca pode faltar no repertório da banda pois representa toda uma história e é cantada a plenos pulmões por fãs mais antigos e que aqui tem a participação dos backing vocals de Adriana Aoki e Rodrigo Pereira(Xará) e a participação especial de Marcelo Pompeu(banda Korzus) que também produziu o disco junto com Heros Trench (banda Korzus)e Nonah.
Pra finalizar com chave de ouro, a música "Pra imaginar" que começa com um arranjo acústico muito caprichado que mostra todo o lado criativo que pode chegar uma banda que sabe explorar muito bem as várias possibilidades entre a balada e o peso na medida certa.
Com certeza um grande disco que pode muito bem figurar como um clássico e que já teve bons comentários em revistas renomadas como a Guitar Player na primeira edição do ano de 2010 já profetizando o que se pode esperar dessa excelente banda.
E para promover o CD fizeram uma séries de shows e ainda participam do 4º Rockfest realizado no Manifesto Bar entre julho e outubro de 2009 conquistando o 1º primeiríssimo lugar que ainda teve a participação de mais de 50 bandas.E no mesmo festival Rodrigo Flausino é eleito  melhor guitarrista e Ricardo Flausino como o melhor baixista arrancando elogios de Luis Mariutti (baixista - Angra/Shaaman)que era um dos jurados.
Portanto, a banda Nonah vem se mantendo fiel ao estilo não deixando a peteca cair e nem se entregando ao modismo que sufoca as grandes bandas. E como disse...boas bandas são para sempre e o Nonah tá aí pra provar isso! Long Live Rock'n'Roll...

Texto: Paulo Callegari - Revisão: Lilian Costa - Fotos:
Arquivo pessoal - Pesquisa: Myspace da banda
Contatos para Shows: nonah@nonah.com.br
tel.: (11) 2922-5985
Web Site Oficial: www.nonah.com.br
Fotolog: www.fotolog.com/nonah 




0 comentários: